quarta-feira, 2 de março de 2011

INSPIRAÇÃO & TRANSPIRAÇÃO

INSPIRAÇÃO & TRANSPIRAÇÃO

O Professor ERNESTO ZWARG foi, sem dúvida, um Homem à frente do seu tempo; jornalista, poeta, escritor, cartunista, teatrólogo, músico e letrista, esse senhor franzino de cabelos brancos desenvolvia atributos nas pessoas com uma simplicidade absoluta, apesar de seu vasto conhecimento e QI elevados.
Com uma vitalidade de dar inveja e disposição impressionante, impulsionou um levante pacífico contra a instalação das usinas nucleares no litoral sul do estado de São Paulo, levando as autoridades à criação de uma reserva natural.
A Estação ecológica JURÉIA-ITATINS, cujo significado em tupi-guarani é PONTA SALIENTE e NARIZ de PEDRA, uma referência ao morro do POGOSSÁ e ao PICO de DEDO de DEUS, onde contam os mais antigos caiçaras da região, a estória da lenda do TUCANO D’OURO ou PÁSSARO DE FOGO, oriunda na cultura local.
ZWARG conhecia bem a região, e utilizava o folclore nas suas peregrinações à IGUAPE para manifestar sua ideologia em defesa do meio ambiente
Mas, acima de tudo o que enfrentava, ERNESTO era pura INSPIRAÇÃO E TRANSPIRAÇÃO.
E nós, o que somos e o que pretendemos ser?
Longe de sermos bons discípulos, precisamos mergulhar nos desafios do FUTURO; entretanto, não podemos perder a essência dos ensinamentos deixados pelo notório professor, que teve seu nome elevado ao INSTITUTO.
“A JURÉIA É A NOSSA TERRA SANTA” apregoava Zwarg!
ITAMAR ERNESTO MARTINS ZWARG – Presidente IEZ. 01/03.2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário