quarta-feira, 25 de maio de 2011

IEZ prestigia encontro sobre resíduos sólidos


O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ prestigiou a abertura do “Encontro sobre a destinação de resíduos sólidos e sustentabilidade” que aconteceu no dia 19 de maio, no Sesc de Santos. O evento foi organizado pelo Fórum da Cidadania, Secretaria de Meio Ambiente de Santos, Unisanta, Ibama e Sesc de Santos. A programação do evento terminou no domingo, dia 22 de maio.  
Na abertura das palestras, o diretor do departamento de Ambiente Urbano do Ministério de Meio Ambiente, Sérgio Antonio Gonçalves, falou sobre a legislação vigente e as responsabilidades federal, estadual, municipal, empresarial e cidadã na questão do lixo, frisando a necessidade da responsabilidade entre os setores público, privado e o cidadão como o caminho para a busca de soluções.  
Em seguida, o sócio-fundador do IEZ, o professor, sociólogo e pesquisador da Unicamp, Maurício Waldman, também proferiu uma divertida palestra sobre a questão do lixo. Ele fez um apanhado histórico e científico a nível global, interagindo com a plateia e mantendo-a entretida, sem deixar de ressaltar a seriedade do assunto. O professor Waldman já publicou diversos livros sobre a questão do lixo.     
No encerramento, o sócio-fundador do IEZ e o atual secretário de Meio Ambiente de Santos, o professor Fábio Nunes, também falou sobre o problema do lixo, mostrando um panorama sobre a situação atual do lixo na Baixada Santista e a forma como cada cidadão pode ajudar no seu cotidiano.  
O público também se manifestou no final das palestras, entre eles, o também sócio-fundador do IEZ, o ambientalista e naturalista Condesmar de Oliveira. Ele denunciou uma grave situação que está acontecendo com o lixo em Santos, exigindo resposta e solução por parte das autoridades. Outras pessoas inscritas também falaram sobre o assunto.     
Participaram do evento cerca de 300 pessoas. Estiveram presentes, o presidente do Fórum da Cidadania de Santos, Célio Nori (também sócio-fundador do IEZ) e a bióloga Ingrid Oberg, responsável pelo Ibama regional. E representando o IEZ, Márcio Zwarg, Everson Seregati, e Eduardo Liberti.     

Nayara Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário