quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Representantes do IEZ visitam aldeia do Piaçaguera





O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ realizou uma visita no último domingo, dia 28/8, à aldeia do Piaçaguera, localizada na divisa entre Itanhaém e Peruíbe. Cerca de 30 pessoas entre diretores, secretários, colaboradores e convidados do IEZ aproveitaram para participar do encerramento das festividades em comemoração ao 11º aniversário de fundação da aldeia e à tão aguardada demarcação dessa área indígena. A medida poderá proteger o local de uma devastadora exploração mineral e da implantação do projeto Porto Brasil. Tal projeto iria trazer destruição ambiental e degradação social às cidades de Itanhaém e Peruíbe, com grandes prejuízos ao turismo da região e, consequentemente, à qualidade de vida local.  
A aldeia do Piaçaguera foi fundada por índios tupi-guaranis, vindos da aldeia do Bananal, em Peruíbe, num importante área para a preservação da biodiversidade de Mata Atlântica local, sendo que é também um dos raros pontos remanescentes do nosso litoral em que a mata preservada da Serra do Mar atinge a faixa da praia. Ao lado dessa aldeia, está localizada a aldeia-irmã de Nhandú-Mirim, fundada mais recentemente. As duas aldeias estão localizadas exatamente na divisa dos municípios de Itanhaém e Peruíbe, no bairro Santa Cruz.  
As celebrações começaram na sexta, dia 26, com a presença de autoridades e indígenas de outras aldeias próximas e se encerraram no domingo, dia 28, com os Jogos indígenas.  
O grupo do IEZ foi recebido pela cacique Lílian e pelo pajé Guaíra, além da administradora Catarina e sua filha Fabíola. Além dos representantes da aldeia Nhamandu-Mirim – a ex-cacique Dora Dina, sua filha Itamirim e o pajé Pitotó. Foram lembrados os saudosos caciques Dialé e pajé Samuel, amigos do amibentalista Ernesto Zwarg. Após os depoimentos dos líderes indígenas, houve uma apresentação de parte do repertório do belíssimo CD “Kangwaá – cantando para Nhanderu”, produzido pela ONG Abaçaí Cultura e Arte.
O encontro terminou com uma dança entre os visitantes e os amigos indígenas. Na oportunidade, representantes do IEZ e da ACAI fizeram o convite oficial para a participação das aldeias na abertura do seminário do IEZ, que será realizado nos próximos dias 10 e 11 de setembro, em comemoração ao aniversário de um ano do Instituto.
Entre as reivindicações feitas pelos índios se destacaram a necessidade de construção de uma passarela ou passagem subterrânea ligando as duas aldeias, situadas em margens opostas da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, devido à morte de quatro índios por atropelamento. E ainda a instalação de telas de proteção às margens da rodovia no pequeno trecho da mata, o que evitaria a morte de animais selvagens que atravessam a pista.  
Secretaria Indígena – O IEZ irá criar uma secretaria específica para questões indígenas, a ACAI também já anunciou uma diretoria ambiental. As duas entidades se comprometeram a encaminhar oficialmente tais reivindicações aos órgãos públicos competentes.    
Quem quiser adquirir o CD das canções indígenas deve entrar em contato diretamente com o pajé Guaíra pelos telefones (13) 9734.2454/9761.4655 ou com a cacique Lílian no tel. (13) 9115.5168. Já quem quiser visitar as aldeias e outros pontos ecoturísticos da região podem entrar em contato com o monitor ambiental Marcus Vinícius, no tel. (13) 9718.1872, da AMA Ecoturismo.

Texto: Nayara Martins e Marcio Zwarg
Fotos: Eduardo Liberti e Francesco Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário