domingo, 1 de dezembro de 2013

Núcleo Curucutu – Última Reunião do Conselho Consultivo em 2013


     Ocorreu na quinta-feira 28 de novembro a última reunião do Conselho Consultivo do PESM - Núcleo Curucutu de 2013.

     A Reunião começou por volta das 15h na base de Emburá do Alto em São Paulo, e contou com a presença de representes de órgãos públicos, e da sociedade civil.

     Foram apresentadas imagens das diversas atividades de educação ambiental que ocorreram no Parque durante o ano, o publico principal foram crianças e adolescentes de escolas da região e de grupos de escoteiros.

     Wesley Soares, monitor ambiental, falou sobre a fiscalização, novos equipamentos devem ser adquiridos em breve. A equipe agora trabalha com o Auto de Constatação Ambiental uma espécie de Boletim de Ocorrência, que permite uma maior eficiência na hora de autuar infratores. A participação da Polícia Ambiental, e da Guarda Municipal Ambiental de São Paulo tem sido fundamentais para a fiscalização, porém a grande extensão do Parque com 37.518,00 hectares exige uma efetivo ainda maior. 

     Foi abordada a questão das atividades ilegais de turismo que estão ocorrendo na região, tais como rapel, motocross, trilhas com veículos 4x4, passeios de bicicleta sobre a linha férrea, entre outras. Essas práticas além de serem passiveis de punição colocam em risco a vida das pessoas que as praticam, já que esses locais não oferecem condições de segurança e tem difícil acesso no caso de um socorro médico emergencial. 

     O Biólogo Leonardo Malagoli apresentou o resultado da sua pesquisa sobre anfíbios realizada no Núcleo Curucutu, foi um trabalho que durou 208 dias. O Núcleo conta com uma rica diversidade de anfíbios anuros(sapos), foram descobertas 66 espécies divididas em famílias, o que coloca o Curucutu como o Parque com maior riqueza da anfíbios do estado de São Paulo.

     A questão da erradicação dos Pinnus foi novamente debatida, eles estão ameaçando os campos de altitude que tem uma idade estimada de 30 mil anos, a fauna que nos campos tem o seu único habitat pode ser perdida também. A espécie de pinheiro se espalha com o vento e portanto esta em constante crescimento, a eliminação total pode levar décadas.

     Foram feitas também pesquisas climáticas com equipamentos instalados na base de Itanhaém e de São Paulo, a temperatura na base paulistana teve uma variação de 0° a 35° durante o ano. 

     Sobre a infraestrutura, existe a possibilidade da instalação de uma nova base na Estação Evangelista de Souza, o que ajudaria tanto em atividades de fiscalização como de educação ambiental. Melhorias na estrada de acesso também estão sendo reivindicadas.

     Essa foi a última reunião do Conselho Consultivo do PESM - Núcleo Curucutu do ano, a próxima deve ocorrer nos primeiros meses de 2014.



Francesco Antonio Picciolo
Secretário de Comunicação IEZ

Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente IEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário