Homenagem Assembleia Legislativa

Deputada Prandi homenageia Zwarg na Assembleia

A trajetória guerreira do ambientalista Ernesto Zwarg Júnior foi lembrada em homenagem que a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) e movimentos ambientalistas realizaram no dia 18 de setembro de 2009, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Líder que dedicou a vida à defesa da natureza e de comunidades tradicionais, Zwarg faleceu no dia 25 de agosto de 2009, aos 84 anos de idade.
A solenidade foi prestigiada por familiares, amigos, lideranças e representantes de movimentos preservacionistas. Muitos não contiveram as lágrimas ao assistir ao filme Zwarg, o Andarilho da Jureia.
Ativista corajoso, criativo e incansável, Zwarg fez história liderando muitas lutas. “Incansável, obstinado e apaixonado pelas causas que defendia, foi um guerreiro sem armas, um pacifista na luta por um mundo melhor. Foi um dos maiores ambientalistas do Século XX e sua memória precisa ser reverenciada”, destacou a deputada Prandi.
Nascido em Piracicaba, o ambientalista Zwarg viveu grande parte de sua vida em Itanhaém, o­nde articulou movimentos e difundiu o ideário da desobediência civil.
“Quando a ditadura militar impunha medo e silêncio, Zwarg não se intimidou. Empreendeu vigorosa campanha contra a instalação de usinas no paraíso ecológico Jureia-Itatins. Foi a força motriz que levou ao tombamento do Maciço da Jureia e à criação da estação que preserva belezas que a Unesco declarou Patrimônio Natural Mundial”, lembrou a deputada Prandi.
Zwarg não foi somente um ativista político, mas também um filósofo, que propôs, pela primeira vez no Brasil, a desobediência civil, divulgando as idéias de Henry David Thoreau. Em 1985, liderando um grupo de 20 ativistas, enfrentou o Exército, chamado para impedir a realização de protesto na Jureia.

Precursor de lutas
Ernesto Zwarg Júnior iniciou sua militância ecológica com pouco mais de 20 anos de idade, na década de 40, quando a causa ambiental era tema para poucos. Na década de 70, foi um dos fundadores da Associação Paulista de Proteção à Natureza (APPN) e da Assembleia Permanente em Defesa do Meio Ambiente de São Paulo – Apedema/SP. Militou ao lado de expoentes como Miguel Abellar, Cláudio Becaccia, José Lutzemberger, Aziz Ab´Saber, Paulo Affonso Leme Machado, Paulo Nogueira Neto, Sérgio Sérvulo da Cunha, Domingos Stamato e Nilo Sérgio Diniz, entre outros.
Foi sua a iniciativa de uma ação popular que impediu a orla da praia de Itanhaém de ser tomada por prédios de mais de 15 andares. Poeta e cantador é autor da letra do Hino Oficial de Santos, musicado por seu irmão Antonio Bruno Zwarg.
“Com a homenagem na Assembleia, queremos iniciar um movimento de perpetuação da memória de Zwarg, resgatando a grandeza e a dimensão deste homem franzino, que se tornava um gigante na defesa da liberdade e da consciência do ser humano”, concluiu Prandi.
Como parte da homenagem, a deputada Prandi entregou uma placa aos familiares de Zwarg, o­nde se lê: Ernesto Zwarg Júnior - Guerreiro na defesa do meio ambiente, pacifista na luta por um mundo melhor, filósofo, músico e poeta. Corajoso, incansável e impetuoso na defesa da cidadania. Homenagem póstuma da Assembleia Legislativa de São Paulo. São Paulo, 18 de setembro de 2009. Deputada Estadual Maria Lúcia Prandi – Deputada Estadual.